Ahttp://www.moodle.ufba.br/file.php/12321/imagens_topicos/educacao_e_tecnologias_contm.pngdicionar legenda, acessada em, 11/02/2015 |
PROFª Magda Alencar
Ementa: A
disciplina tem como objetivos conhecer a visão histórica da TICs na educação, discutir as questões sobre inserção das tecnologias na educação, entender como as
tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem auxiliar no processo
ensino-aprendizagem (presencial ou distância), discutir os impactos e implicações do uso
das TICs na Educação e refletir sobre as diferentes tecnologias usadas no processo de ensino e aprendizagem. Os cursistas deverão, a partir da sua experiência de
aprendizes, refletir sobre os meios tecnológicos disponíveis e a sua postura no "agir" e no "ser" frente as TICs.
- Visão histórica das TICs na Educação.
- Conceitos gerais das novas tecnologias na educação;
- Introdução à tecnologia da informação e comunicação na escola;
- Impacto das TICs em diferentes contextos educacionais;
- Diferentes ferramentas tecnológicas usadas na Educação, inclusive web 2.
Metodologia/Avaliação
Esse módulo será desenvolvido através de seminário e atividades a utilizando ferramentas tecnológicas ou virtuais como os fóruns, blogs e outras formas de ajuda on-line como os
ambientes de aprendizagem colaborativa, serão abordados de modo a
demonstrar sua interação com as diversos recursos da Web2
para auxiliar a aprendizagem. Os cursistas deverão participar dos desafios propostos apresentar suas consideração nas ferramentas virtuais sugerida durante o seminário.
VÍDEOS DE APOIO :
A LINHA DO TEMPO DA HISTORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A História da Tecnologia na Educação.