DIAGNÓSTICO NIVEIS DE ESCRITA

Carregando…">NÍVEIS DE ESCRITA

MANOEL DE BARROS

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

OFICINA ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ATIVIDADE 3 ALUNOS DO I SEGMENTO EJA - CEJA -2016

segunda-feira, 20 de junho de 2011

4. Cardápio de Projetos

Com base na leitura do texto Cardápio de Projetos, apresente sua opinião sobre o trabalho com projetos.

49 comentários:

  1. O trabalho com projetos tem um significado formidável, pois envolve uma ação conjunto de toda a comunidade escolar. Mais se faz necessário uma organização e um objetivo concreto daquilo que realmente deseja alcançar

    José Fernandes da Silva - Escola Ricarte Pedro - Patos - Tarrafas - CE

    José Izoêldo Alves de Moraes - Escola Luiz Gonzaga de Alcantara - Tarrafas - ce

    ResponderExcluir
  2. De acordo com a leitura do texto e as sugestões de alguns teóricos, trabalhar com projetos é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho escolar como um todo. Em relação aos projetos didáticos, podemos dizer que é um método construtivista onde o aluno pode desenvolver sua capacidade de criação e nãoo só de assimilar conteúdos.Além disso, é muito importante que o projeto aborde mais de uma área de conhecimento.
    Cicero Edissandro dos Passos-EEIEF.Pedro Gonçalves
    Tereza Maria de Jesus Oliveira--SME

    ResponderExcluir
  3. Atualmente faz-se necessário trabalhar com projetos nas diversas áreas do conhecimento. Essa forma de trabalho enriquece a aprendizagem dos envolvidos, quando realizada com um bom planejamento, objetivos definidos, organização e interação do grupo.
    Cicera Janaína da Silva Souza
    Francisca Eliana de Sousa
    EEIEF.Pedro Gonçalves
    Sítio Riacho Verde Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  4. O trabalho com projetos é essencial para o desempenho de uma ação planejada,pois o mesmo tem a finalidade de alcançar o seu objetivo para que se possa realizar as atividades propostas.
    Antonia Gizeuda de Vasconcelos de Sousa
    Valdenir Rodrigues Brandão Sousa
    EEF Dona Emilia Ferreira de Oliveira
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  5. Diante da leitura do texto cardápio de projetos ,compreedemos que dentro desse contexto é necessário o desenvolvimento de projetos que possibilite melhor aprendizagem dos alunos envolvendo-os junto a comunidade no intuito de interagir com o meio em que vive.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhar com projetos é um método inovaqdor e dinâmico para solucionar
    problemas dentro é fora da escola.
    Luzia Palácio Antunes de Araújo

    ResponderExcluir
  7. O trabalho com projeto, proporciona colocar nossas ideias de forma organizada, e assim, podermos realizá-los com sucesso. Para usufruirmos deste sucesso, precisamos de uma equipe engajada que tenha uma visão abrangente.

    Antonia Deliane de Souza Silva

    Maciana Luiza Alves

    E.E.I.F RICARTE PEDRO DO CARMO-Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  8. Um projeto é uma etapa imprencindível para realização de um determinado trabalho, pois a partir do mesmo pode-se planejar,organizar e executar um tema em questão. Ou seja o projeto e uma forma de traçar metas sobre um objetivo principal a ser alcançado.

    Antonia Ivanielia Santos de Oliveira e Cicera alves de Oliveira
    E.E.I.E.F.Ricarte Pedro do Carmo
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  9. O trabalho com projeto tem como meta principal o ensino de alguns conteúdos a serem trabalhados em sala de aula que envolva a participação dos alunos.Sabendo-se que todo projeto precisa ter um objetivo claro, coerente e necessita da organização e colaboração da equipe.O êxito de um projeto depende da definição do problema,de um planejamento bem elaborado tendo sempre a liderança de um coordenador.
    Andréa Vieira Prado
    Antonia Clésia Roseno da Silva
    E.E.I.F.Ricarte Pedro do Carmo

    ResponderExcluir
  10. Necessário se faz trabalhar com projetos nos diversos segmentos,visto que os mesmos sendo de forma bem elaborados contribuirão para um bom desenvolvimento no que se pretende alcançar de maneira clara e objetiva.

    Francisco Valdeilçon de Oliveira-Professor do Ensino Fundamental I,Escola Francisco Elianúbio de Lacerda-Tarrafas-CE.

    Francisco Ernando dos Santos-Professor Coordenador Pedagógico da SME-Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  11. É de fundamental importância trabalhar com projetos, pois, com base neles podemos criar maneiras para solucionar o problema detectado nas diversidades presentes no meio educacional, para que isso aconteça é preciso que haja uma organização de trabalho com objetivos a serem alcançados.

    Maria wylla Charle lêu Simião
    francisco Mário júnior Matias
    EEIEF Cajazeiras do Jiló
    Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  12. Nos dias de hoje tem se utilizado em várias árias de trabalho e atuação profissional o uso de projetos. por isso se faz necessário seguir alguns passos tais como determinar quais objetivos queremos qalcançar, fazendo um bom planejamento envolvendo toda a equipe dentro de um cronograma previster para se desenvolver todos os passos do projeto com sucesso e vendo sempre qual a problemática em qusetão para apartir dela concretizar a relização do projeto.
    Cícero Ferreira de Souza
    E.E.I.E.F Francisco Elianúbio de Lacerda
    Sitio Ipueiras Tarrafas Ceará.

    ResponderExcluir
  13. Pecebe-se que trabalhar com pojetos é muito importante, e que,ao se trabalhar com a elaboração de projeto,seja ele, de cunho pedagógico ou não, a pessoa que está a frente deve ter uma certa afinidade com o tema a ser desenvolvido, deve ter também autonomia e espírito de liderança, pois isso, ajudará para o sucesso do trabalho que será apresentado.É necessário também um planejamento, antes de dar início a qualquer projeto, pois, planejar é fundamental.

    Antonia Leidiana Palacio de Oliveira
    Cristiano Alves Gonzaga
    Escola: Francisco Elianubio Lacerda
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  14. trabalhar com projeto na escola,é um dever de cada um,planeja,buscar, enovar,trabalhar com coerência.A fim de desenvolver uma boa qualidade de ensino e aprendizagem.

    Maria do Carmo de Matos
    E.E.I.F João Ferreira de Sousa
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  15. Este projeto nos mostra uma nova forma de organizar e realizar um bom trabalho.
    E para trabalhar com projeto precisamos de grupo que
    tenha habilidades e que as idéias seja coerente no
    que se deseja alcançar.


    Equipe: Maria Neide
    Antonio Freire

    ResponderExcluir
  16. O texto nos orienta como fazer um projeto que tenha como objetivo traçar um plano para realizar uma ação.
    Na realidade um projeto deve constar de características bem definidas como tambem os objetivos tem que estar em consonância com as metas desejadas.Devemos estar cientes de que em todo projeto há previsão de erros por isso é necessário estar atento a essa condição.
    Lucia Helena e Maria de Souza -Esc.L.Gonzaga

    ResponderExcluir
  17. O trabalho com projeto veio viabilizar a metodologia de ensino nas escolas, e aprimorar o conhecimento através de estudos feito para desenvolver os projetos, esse meio visa a habilidade de repassar os cenhecimentos por meio dos estudos feitos para desenvolver o mesmo.
    Como tudo na vida precisamos de projetos, ele no meio escolar facilita a comprensão dos alunos até porque a diversidade de projetos faz com que eles queiram buscar sempre mais, e o qual facilita melhor compreensão através das exposições como em feiras de ciências.
    Joana Amélia de Araújo - NEJA
    Patrícia Tatiana dos Santos Bantim - EEFM DONA EMILIA FERREIRA DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  18. Concordamos com o que Antonia Ivanielia e Cicera Alves postaram, principalmente quando se referem a planejamento e organização como passos fundamentais de um projeto.

    Cicero Edissandro e Tereza Maria
    Tarrafas -Ce

    ResponderExcluir
  19. Luzia o seu conceito sobre trabalhar com projeto está claro e preciso concordo com você. muito bem colega!!!!!

    ivanielia e livaneide

    ResponderExcluir
  20. Realmente, quando um projeto é bem elaborado contribui
    para o desenvolvimento do objetivo a ser alcançado.

    Maria Wylla Charle Lêu Simião
    Francisco Mário Júnior Matias.

    ResponderExcluir
  21. concordo com José Fernandes quando ele fala que tem que trabalhar em conjunto qundo iremos elaborar um projeto.
    Maria do Carmo de matos

    ResponderExcluir
  22. Concordamos com as colegas Deliane e Maciana, porque as ideias influenciam muito na elaboração de projetos, e quem vai elaborar os mesmos precisa ser um conhecedor do assunto a ser abordado tanto para esclarecer os alunos como para fecilitar a compreensão de todos.

    ResponderExcluir
  23. Concordamos plenamente com o comentário de Edissandro e Tereza,temos certeza do conhecimento deles sobre a Pedagogia de Projetos.

    ERNANDO E VALDEILÇON

    ResponderExcluir
  24. Diante da leitura do riquíssimo texto "Cardápio de Projetos", a nossa compreensão foi ampliada com relação aos vários tipos de Projetos. Sabe-se, que na atualidade cresce os trabalhos desenvolvidos nesse âmbito, portanto, nos convém refletir e atuar acerca desta nova prática pedagógica que, conduz o aluno e todos os envolvidos a estarem em constante busca do novo; assim, todos tem oportunidade de crescerem juntos (professor e aluno) e com prazer. Além de se sentirem co-participantes das construções de aprendizagens desenvolvidas no âmbito escolar. Vale ressaltar que o bom empenho e êxito na realização de um projeto abre portas para que os envolvidos despertem para a continuação na caminhada de novos Projetos. Em virtude do comentário anterior somos levados a acreditar que, o trabalho com Projetos realmente faz com que a Educação alcance os objetivos desejados.

    Irandir Alcantara (NEJA)
    Iraide Alcantara (E.E.I.E.F. Francisco gualberto)
    Vilca Morais (Creche Pingo de Gente)

    ResponderExcluir
  25. caros colegas Edissandro e tareza, concordo plenamente com vocês, pois o trabalho com projetos é de extrema relevancia para o desenvolvimento de metas que almeja-se alcançar.

    ResponderExcluir
  26. Concordo com Luzia Antunes palácio de Araújo que trabalhar com projetos é antes que mais nada inovar a dinâmica do trabalho com a intenção de solucionar problemas em qualquer circunstâncias e em qualquer âmbito de trabalho, seja escolar ou extra escolar.
    Francisco Rednê do Carmo /Maria das Neves Ferreira do Carmo.

    ResponderExcluir
  27. o nosso comentário é sobre Ernandes e Valdeilçon.

    Wylla e Júnior.

    ResponderExcluir
  28. Concordo com Lucia Helena quando ela relata sobre as ações que se deve desenvolver para alcançar determinados objetivos, e também pelo fato de estarmos sujeitos ao erro , porém devemos nos programar para uma culminancia com o mínimo possível de erros para que o projeto se ja concretizado com sucesso.
    Cícero ferreira

    ResponderExcluir
  29. Realmente Edissandro e tereza trabalhar com projeto e um método enrequecedor e construtivo. concordamos plenamente.muito bem caros colegas!!!!!

    ivanielia e livaneide

    ResponderExcluir
  30. comentário de Izoledo e José Fernandes

    ResponderExcluir
  31. Concordo com Gizeuda e Valdenir,pois um projeto é imprecindivel para a execução de uma ação planejada,pois o mesmo tem a finalidade de alcançar seu objetivo.
    Andréa e Clésia

    ResponderExcluir
  32. José Fernandes e José Izoeldo,vocês definiram muito bem a forma de como deve trabalhar com projetos. Valeu!
    Edissandro e Tereza.

    ResponderExcluir
  33. Concordamos com as colegas Andréa Vieira Brado e Antonia Clésia Roseno da Silva,quando fala que todo projeto tem que ter a participação de todos que estão envolvidos de forma a contribuir para o seu resultado final.
    Antonia Gizeuda de Vasconcelos de Sousa
    Valdenir Rodrigues Brandão Sousa

    ResponderExcluir
  34. Concordamos com as colegas Deliane e Maciana, porque as ideias influenciam muito na elaboração de projetos, e quem vai elaborar os mesmos precisa ser um conhecedor do assunto a ser abordado tanto para esclarecer os alunos como para fecilitar a compreensão de todos.
    Joana Amélia e Patricia Tatiana

    ResponderExcluir
  35. Anônimo disse...

    caros colegas Edissandro e tareza, concordo plenamente com vocês, pois o trabalho com projetos é de extrema relevancia para o desenvolvimento de metas que almeja-se alcançar.
    Izoêldo E José Fernandes

    ResponderExcluir
  36. Concordamos com o comentário postado por Fernanda e Rosineide que dentro do convívio escolar devemos trabalhar com projetos que envolva escola e comunidade.

    Cicera Leidiene
    Espedito Alves

    Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  37. Concordo com Joana Amélia e Patrícia Tatiana que o trabalho com projetos é uma forma atrativa para que os alunos busquem novos conhecimentos.

    Deliane e Maciana.

    ResponderExcluir
  38. Comentario de Cícero Ferreia
    Concordamos,porém não devemos perder de vista o foco essencial do projeto que é analisar passo a passo a questão na qual se deve agir para a implementação da ação desejada.

    ResponderExcluir
  39. concordo com minha colega Maria Neide e Antonio Freire quando diz que precisamos trabalhar em grupo e que as ideias sejam coerentes e no que se desejam alcançar.

    ResponderExcluir
  40. muito bem José e Izoeldo o comentario de vocês está adequado ao conceito de trabalhar com projeto.

    ivanielia e livaneide

    ResponderExcluir
  41. O Professor Izoeldo deixou bem claro que para fazer
    um projeto precisa envolver uma ação conjunta para alcançar o objetivo desejado

    Antonio Freire
    Maria Neide

    ResponderExcluir
  42. Concordamos com Wylla e Júnior quando eles relatam que trabalhar com projetos requer organição e definição de objetivos.

    ResponderExcluir
  43. Maria do Carmo, concordamos quando diz que o trabalho com projetos na escola possibilita melhor o processo de ensino-aprendizagem.
    Irandir
    Iraide Vilca.

    ResponderExcluir
  44. Falando-se de projetos não há como não concordar com Cícero Edissandro dos Passos pois esse conhece profundamente o que é a pedagogia de projeto.
    Francisco Rednê do Carmo / Maria das Neves Ferreira do Carmo.

    ResponderExcluir
  45. Concordamos quando o grupo enfatiza principalmente características que devem ser fundamentadas como objetivos em consonância com as metas desejadas, visando a aprendizagem dos
    alunos.

    Maria Fernanda
    Rozineide

    ResponderExcluir
  46. Projeto é o meio encontrado para organizar ações e estrategias a cerca de uma problemática. É importante a construção de projets, porque é atraves deles que há a organizaçao do pensamento, objetivos são traçados e uma meta pode ser alcançada com mais eficiencia. É a partir das ações que pode-se conseguir o sucesso da aprendizagem dentro de um conteudo a ser trabalhado.
    Tarrafas-Ce
    Maria Fatima de Jesus(Escola Eutides Vilanova)
    Anastacia Rodrigues Brandão (Escola Emilia Ferreira)

    ResponderExcluir
  47. Atualmente diria que é impossível procurarmos realizar algo com êxito, sem antes planejarmos e projetarmos nossas idéias, ações e metas. Trabalhar com projetos é fundamental porque nos dá um norte, uma direção a seguir, um objetivo a ser alcançado. E para entendermos a importância da elaboração dos mesmos não precisamos de muito esforço, analisemos o seguinte: SE FAZEMOS UM PROJETO, TRAÇAMOS OBJETIVOS, METAS A SEREM ALCANÇAS, AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EFICAZ DESSAS ATIVIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUIMOS ALCANÇÁ-LOS IMAGINE SEM ELE. Em suma, concluo que trabalhar com projetos é INDISPENSÁVEL.

    Evilânio Freires ( Escola José Eutides Vila Nova )

    ResponderExcluir