DIAGNÓSTICO NIVEIS DE ESCRITA

Carregando…">NÍVEIS DE ESCRITA

MANOEL DE BARROS

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

OFICINA ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ATIVIDADE 3 ALUNOS DO I SEGMENTO EJA - CEJA -2016

segunda-feira, 20 de junho de 2011

3. Vídeo: Ladislau Dowbor - Educação e Tecnologia

Assista ao vídeo e em seguida, registre suas considerações.

23 comentários:

  1. Trabalhar com projetos tem sido um mecanismo muito utilizado nos últimos tempos, não somente na área educacional mas em qualquer setor trabalhista. Trabalhar dessa forma facilita o desenvolvimento de atividades, pelo fato dessas já estarem pré definidas pela equipe organizadora.Assim, com os objetivos e as demais etapas já planejadas a possibilidade de se realizar um trabalho mais exitoso é bem maior.
    Francisaco Rednê do Carmo. E.E.I.E.F. Francisco Elianúbio de Lacerda. Sítio Ipueiras, Tarrafas-Ce.
    Maria das Neves Ferreira do Carmo. E.E.I.E.F. Ricarte Pedro do Carmo. Sítio Patos, Tarrafas-Ce.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho com projetos facilita no aprendizado do educando,e é uma maneira inovadora de se trabalhar.É uma estratégia que leva o educador e os educando a se interagirem.

    Escola:Francisco Elianubio

    Cicera Leidiene
    Espedito Alves

    Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  3. Como bem frisou o Professor Doutor Ladislau, era do tempo em que a pessoa estudava se formava e pronto, já estava preparado para o resto da vida; hoje em dia os profissionais de qualquer área que seja, precisa está sempre se atualizando, e na educação não é diferente, o professor hoje em dia deve sempre procurar se capacitar e estar acompanhando as evoluções que acontecem dentro e fora da escola. Pois com a advento das TICs na escola, o profissional da educação deve adequar-se a essa nova realidade, A educação Tecnológica.

    ResponderExcluir
  4. No pronunciamento feito pelo doutor Ladislau ficou
    bem claro que hoje em dia não basta somente ter uma formação,é preciso o profissional está sempre
    se atualizando seja em qualquer setor que ele atua, Principalmente na área de educação.
    O professor tem que está sempre se capacitando para acompanhar a evolução que o mundo nos oferece, por isso é necessário essa realidade ser desenvolvida na escola, que é a educacão
    Tecnológica.

    ResponderExcluir
  5. Tereza Maria disse...
    Como diz o professor Doutor Lasdilau, a educação nesses últimos tempo evolui em função de uma concepção de vida,refletindo, a cada época. Algum tempo atrás as pessoas adquiriam um diploma e já achava que era o dono do saber, já estava preparado para atuar em uma sala de aula.
    Hoje a visão é outra bem mais diferente é preciso ter desponibilidade, conhecimento é acesso ao mundo tecnológico. Os professores que hoje temos, a maioria necessita de um conhecimento amplo,pois a tecnólogia é metodologia que deve está presente de uma forma centrada articulada e remanejada voltada ao profissional da educação. 04/07/2011.

    ResponderExcluir
  6. como diz o professor Ladislau,a Educação tem que ser contínua.Quanto mais conhecimento tiver mais atualizado o professor ficará pronto; para atender as exigências que lhe são impostas no mundo contemporâneo.O saber acadêmico não se deve ficar restrito a formação teórica,mas se inserir o conhecimento tecnológico aliada ao trabalho e educação.opinião de Luzia Palacio-Tarrafas-Ce,10 de julho/11

    ResponderExcluir
  7. O que saliente o prof.e dr.Ladislau,é que a formação Acadêmica nos fornece conhecimentos estruturais de ordem teórica de que necessitamos para agirmos em situações práticas.Mas,esse conhecimento deve transponir às fronteiras da universidade para adentrarmos a outros saberes que nos remetem à prática,sendo agora o tecnológica que está em evidência.Deve-se assim conciliar a Educação e Trabalho num n´vel de ampliação de saberes. Lucia Helena-Tarrafas 10\07\11

    ResponderExcluir
  8. No Brasil, a tecnologia tem um ponto muito positivo para os profissionais transmitirem para os alunos do que alguns anos atrás. Ainda existe uma grande necessidade do conhecimento na educação, que é preciso decodificar.
    Hoje em dia o conhecimento da tecnologia é muito importante para o mercado de trabalho. - - Maria de Sousa Rodrigues- Tarrafas-Ce; 11 de julho.

    ResponderExcluir
  9. Com base no que nos disse o professor Ladislau na atualidade não mais é suficiente o profissional ter uma formação, é necessário que esse esteja sempre atento para as inovações inclusiva às tecnologias relacionadas à internet dessa forma está preparado para encarar o desafio de ser um profissional da educação, e o mais significante formar cidadãos.
    Para isso , é necessário que essa prática seja desenvolvida nas escolas (a educação tecnológica).

    Francisco Rednê do Carmo Tarrafas Ceará.

    ResponderExcluir
  10. Qual texto?

    Francisco Rednê do Carmo Tarrafas Ceará.

    ResponderExcluir
  11. Segundo Ladislau Dowbor, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadoras de conhecimentos e articuladora de diversos espaço de conhecimento. esse é o foco principal quando se refere a educação e tecnologia, sabemos como se faz necessário a implantação da informatica em nossa escolas, através da mesma os professores poderão ter acesso a novos saberes e seleciona-los de forma coerente, podendo assim, repassar para os educandos. pois não adianta ter uma escola inovadora sem professores capacitados.

    Antonia Ivanielia e Antonia Deliane.
    E.E.I.E.F.Ricarte Pedro do Carmo
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  12. Segundo o professor Ladislau Dowbor,a escola precisa assegurar a democratização da tecnologia,pois atualmente temos muito mais necessidade de conhecimento nessa área.Por isso devemos nos conscientizarmos como educadores que necessitamos dessas ferramentas tecnológicas para enriquecer nossa prática pedagógica. Nesse sentido a escola precisa ser mais articuladora do conhecimento tendo uma metodologia centrada sem repetição de informações.
    Antonia Clésia,Maria Rozineide e Francisco Ernando.Secretaria de Educação Tarrafas-Ceará

    ResponderExcluir
  13. De acordo com Ladislau a escola deve ser menos lencionadora e mais articuladora do conhecimento, procurando selecionar informações significantes. com uma metodologia de ensino mais centrada no processo de informações, havendo mais interação para que de fato disperte o interesse dos alunos e com isso a educação possa se caracterizar e ser uma educação de qualidade.
    Cicero Ferreira de Souza - Tarrafas - CE

    ResponderExcluir
  14. De acordo com o professor Ladislau,a escola precisa de tecnologia para organizar o espaço de conhecimento e as informações que assim receberão,com o surgimento das necessidades de cada profissional que saiba realizar projetos nas atividades para formar novos profissionais que saibam tomar decisões.
    A escola precisa interagir com a educação profissional qualificando para o mercado de trabalho.
    Maria das Neves do Carmo,Maria das Neves Oliveira e Antonia Gizeuda de Vasconcelos de Sousa. E.E.I.E.F Ricarte Pedro do Carmo, Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  15. Segundo Ladislau, atualmente é imprescindível que os profissionais da educação estejam sempre atentos as inovações e, portanto, usar cada vez mais a tecnologia como recurso pedagógico e não como uma simples aula descontraída.

    Cícero Edissandro dos Passos
    Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  16. Chama minha atenção a boa colocação do Professor Ladislau Dowbor quando ele diz: A EDUCAÇÃO TEM QUE SER MENOS LECIONADORA E MAIS ORGANIZADORA. Vemos o quão tem crescido o numero de informações e meios para obtê-las, por isso, a escola deve sim ajudar o aluno a organizar essas informações que ele tem adquirido em sua cotidianidade e bem como os meios pelos quais ele as obtêm. Creio que os profissionais dessa precisam atualizar-se, especializar-se mais nesse âmbito, afinal, a tendência que temos é de cada vez mais utilizar esses meios tecnológicos em nossas salas de aula como instrumentos para repasse de conteúdos, e se o professor/lecionador não dominar bem os mesmos, complicar-se-á no repasse para seus alunos.

    Evilânio Freires ( Escola José Eutides Vila Nova )

    ResponderExcluir
  17. Como diz o Professor Ladislau Dowbor, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento, porque na atualidade o conteúdo de informações é imenso, então a escola deve ajudar a organizar as informaçaões significativas.Estando sempre atenta para as inovações, usando a tecnologia como uma importante prática pedagógica.
    Cicera Janaína da Silva Souza
    EEIEF. Pedro Gonçalves

    ResponderExcluir
  18. De acordo com o Professor Ladislau é preciso que os profissionais da educação sejam inovadores, usando a tecnologia como uma importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
    Francisca Eliana de Sousa
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  19. Do ponto de vista do Professor Ladislau o profisional deve estar sempre buscando informação significativa atualizando-se no meio da Tecnologia adquirindo novos conhecimentos para melhor desempenho em sala de aula.

    Professor(a):Valdenir Brandão

    ResponderExcluir
  20. De acordo com o vídeo:Educação e Tecnologia,de Ladislau Dowbor,os avanços tecnológicos estão cescendo rápido em todo o mundo.E a escola em parte,é responsável para que ocorra essas mudanças.Por isto, ela precisa acompanhar tais evoluções para obter maior êxito no processo de ensino-aprendizagem.
    É fundamental que a escola se organize melhor, se preocupe em expandir
    novas tecnologias através de cursos e projetos, que seja criativa e articuladora, inovando sempre sua metodologia,utilizando como recursos a tecnologia e adequando-se, a fim de atrair a participação e o interesse do aluno em realmente aprender e não usá-la apenas como passa tempo.
    Portanto ,os recursos tecnológicos são necessários e devem ser implantandos em todas as áreas profissionais, inclusive no âmbito educacional, o qual atinge todas as camadas da sociedade.Maria Vilca de Morais Silva e Maria Neide Moreira de Morais Tarrafas ce

    ResponderExcluir
  21. No mundo em que vivemos nao podemos de forma alguma nos privar dos recursos tecnologicos, eles sao necessarios à nossa vida. O professor não é mais uma pessoa que está apenas para trabalhar com giz e quadro, ele deve usar ferramentas que prendam a atenção do aluno, levando assim a uma interação maior com o conteúdo exposto. Os recursos tecnologicos contribuem para que as aulas sejam mais dinamicas, inovadoras, com riqueza de detalhes do conteudo, ... e com isso chamando mais a atenção do aluno. Ele deve usar a tecnologia como forma de prender a atenção do aluno, com isso, conseguindo mais satisfação e aprendizado da parte do aluno.
    anastacia - escola emilia ferreira.

    ResponderExcluir
  22. Na concepção do professor Ladislau, a tecnologia hoje nos oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e inovar nossa prática pedagógica por meios dos avanços tecnológico relacionado a internet sendo assim o professor estará mais preparado para enfrentar os desafios no seu trabalho. Maria Fernandes de Oliveira Tarrafas-ce.

    ResponderExcluir
  23. De acordo com o Video do professor Ladislau, vimos que no mundo em que vivemos, o professor já não é visto como a única fonte do saber. A tecnologia avançada que obtemos hoje veio para interagir com novas técnicas de ensino e aprendizagam e também como outros recursosde manuseio do docente em sua prática pedagógica.

    Mário Junior, Tarrafas - CE

    ResponderExcluir