DIAGNÓSTICO NIVEIS DE ESCRITA

Carregando…">NÍVEIS DE ESCRITA

MANOEL DE BARROS

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

OFICINA ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ATIVIDADE 3 ALUNOS DO I SEGMENTO EJA - CEJA -2016

sexta-feira, 17 de junho de 2011

2.Tecnologias no Cotidiano: Desafios à Inclusão Digital

Com base na leitura do texto: "Por que precisamos usar a tecnologia na escola?". Apresente sua concepção sobre o modo de inserção das TIC nas escolas.

18 comentários:

  1. A inclusão da informática na escola é um desafio porque envolve um grande elenco de fatores necessários à formação do educando.Entre eles está a contratação de um professor com formação acadEmica e habilitação para atuar nessa área. A nossa concepção de tecnologia no cotidiano e inclusão nas escolas é com inclusão digital,o educando terá aprimorado seus conhecimentos,além de estimulá-lo à efetiva formação cidadã,capaz de desenvolver habilidade na preparação para o trabalho e construção de uma base sólida para a vida na sociedade. Luzia Palácio,Lucia Helena e Maria Rodrigues.Tarrafas,10\07\2011

    ResponderExcluir
  2. Vale apenas ressaltar da importância da inclusão digital nas escolas.A tecnologia favorece grandes mudanças promovendo aos e crianças a terem a acesso a utilização de um computador.As questões mencionado no texto pode vir orientar sobre como usar as tecnologias nas escolas, elas podem ajudar a definir um currículo de acordo com os parâmentos curriculares, inserindo uma prática pedagógica que venha contribuir para a valorização dos educadores e para o seu reencantamento pelo o ato de educar. Sendo assim,o professor fará o uso de novas tecnologias de modo proveitoso e experimenta juntos com os seus alunos uma relação de confiança e companheirismo.Acredito que a aprendizagem será significativa e produtiva pois é uma ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas com a habilidade para a vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  3. A implantação dessa alternativa didática nos da oportunidade de aprender novas conspeções pedagógicas, através de experiências com o uso de computadores. É uma ação enriquecedora para a contribuição pedagógica dos professores, pois a inserção da tecnologia nos concebe novas ferramentas de aprendizagem, através da mesmas podemos preparar aulas inovadoras com diversos recursos didáticos como: fotos, videos, jornais, filmes, entre outros.

    Antonia Ivanielia e Antonia Deliane.
    E.E.I.E.F.Ricarte Pedro do Carmo
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  4. Neste mundo moderno, a tecnologia está presente em todos os lugares e a escola não pode estar alheia a esse desenvolvimento.Ela precisa ter a preocupação de inserir a tecnologia na formação dos educandos.Se quisermos que os nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, devemos assumir o desafio de levá-los a um novo patamar.
    Antonia Clésia
    E.E.I.E.F.Ricarte Pedro do Carmo/Tarrafas-ce

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia sendo uma das ferramentas de muitas utilidades presente na sociedade é de grande importância que ela esteja inserida na escola,lugar que a maioria dos jovens frequentam num tempo em que estão abertos ao aprendizado.
    Mas essa inserção da tecnologia nas escolas deve ser baseada em práticas pedagógicas para que o aluno tenha um aprendizado em conjunto com a tecnologia, e não um aprendizado técnico apenas para operar uma máquina.
    Promover alfabetização tecnológica tem sido algo de grande importância para a inclusão do conhecimento da tecnologia.
    Maria das Neves Ferreira do Carmo e Maria das Neves Oliveira Lima.E.E.I.E.F Ricarte Pedro do Carmo.Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  6. A informática surge como um recurso pedagógico inovador e necessário, porém é preciso estar atento para não usar este recurso de forma equivocada sem um fim pedagógico. Na maioria das vezes, acontece uma má interpretação por parte dos alunos sobre o uso da informática na escola e querem usá-la apenas como meio de entretenimento e não como fonte de pesquisa. Cabe a nós professores, planejar bem como usar esse recurso sempre definindo claramente os objetivos das atividades para que o uso das TICs não se torne simplesmente uma forma de lazer.

    Cícero Edissandro dos Passos
    Tarrafas-Ce

    ResponderExcluir
  7. Devemos usar as tecnologias em nossas escolas porque é um ótimo instrumento para repassarmos com mais eficácia alguns conteúdos para os alunos. Afinal, pormuitas vezes não usufruirmos de meios tecnológicos, não temos condições de fazermos nossas aulas mais dinamizadas e diferentes, sem falar que eles são fontes de muitas informações.

    Evilânio Freires ( Escola José Eutides Vila Nova)

    ResponderExcluir
  8. De acordo com o texto faz-se necessário o uso da tecnologia no processo educacional, com o intuito de formar cidadaõs conscientes para construir uma sociedade solidária.Essa tecnologia em que tanto se fala vai muito além da sala de aula e provoca grandes mudanças na sociedade o que nos leva a refletir sobre a alfabetização tecnológica para todos.
    Percebe no entanto que atualmente a sociedade está dando maior importância as TICs e tem buscando equipar as escolas, criando projetos de inclusão digital e ampliando o acesso as novas tecnologias.
    Francisca Eliana de Sousa
    EEIEF. Pedro Gonçalves

    ResponderExcluir
  9. O texto nos mostra que no mundo em que vivemos hoje, onde as mudanças ocorrem rapidamente o uso da tecnologia é de extrema importância nos processos educativos, para que possamos formar cidadaõs inovadores.Precisa-se haver uma alfabetização tecnológica.Por isso, já existe projetos de inclusão digital e a escola é o meio mais adequado para essa inclusão, é nela onde os jovens estão para o aprendizado e procuram meios educacionais criativos.
    Portanto, o computador e o uso da internet é uma ferramente pedagógica que facilita e desenvolve o interesse e o raciocínio dos educados.
    Cicera Janaína da Silva Souza
    EEIEF. Pedro Gonçalves

    ResponderExcluir
  10. É de grande importância termos esse método de ensino nas salas de aula, para que 0 desenvolvimento do aluno seja mais amplo e sustentável nos dias de hoje e nós professores com o uso dessa ferramenta(tecnologia) temos um material de trabalho eficaz na aprendizagem do aluno; pesquisas, conhecimentos e muitos outros aspectos na educação abrange o mundo da internet.

    ANDRÉA VIEIRA DO PRADO
    E.E.I.E.F.Ricarte Pedro do Carmo/Tarrafas-ce

    ResponderExcluir
  11. De acordo com o texto lido,é visto que,com o avanço da tecnologia no mundo em que vivemos é preciso que a inclusão digital seja inserida no processo educacional,possibilitando aos alunos a interação e apropriação de novos conhecimentos no mundo da informática,preparando-os não só para o mercado de trabalho,mas formar cidadãos capazes de construir uma sociedade argumentativa superando as exclusões sociais em que vivemos no mundo da desigualdade.

    Francisco Ernando,Maria Rozineide e Maria Fernandes.Secretaria da Educação-Tarrafas-Ceará.

    ResponderExcluir
  12. Atualmente precisamos usar a tecnologia na escola,por que mediante esta ferramenta,o usuário poderá se conectar com o mundo,e tornando-o também um ser apto,e bem mais preparado a lidar com esses instrumentais que está sendo inserido progressivamente no sistema educacional.
    Torna-se evidente que para o homem se inserir no meio tecnológico,se faz necessário que o mesmo seja uma pessoa que busque aprimorar seus conhecimentos,e traçar metas e objetivos pra fazer parte do mercado de trabalho.
    Precisamos considerar que uma das fontes mais viáveis pra inserir o homem na era digital está sendo a escola. Pois é neste setor que o usuário desenvolve sua aprendizagem com mais eficiência e objetividade.

    Maria das Neves de Oliveira,Maria Crizeuda de Matos e José Fernandes do carmo. EEIEF Ricarte Pedro do Carmo, Tarrafas-Ceará

    ResponderExcluir
  13. A T.I. está presente em todos os setores da sociedade, os alunos ja chegam na escola com a tecnologia em suas mãos, a escola nao poderia se privar de usar essa ferramenta para melhorar a qualidade do ensino e promover maior interação com o aluno. Atulmente é preticamente indispensável a T.I. nas instituiçõs de ensino devido a exigência do mercado de trabalho atual.
    anastacia - escola emilia ferreira

    ResponderExcluir
  14. O desafio da inclusão digital no meio educacional consiste na mudança de atitude dos professores, pois a grande maioria foram educados na base do tradicionalismo e por isso são omissos as tecnologias e as mudanças que o ensino está vivendo. As TIC's vieram para revolucionar os métodos de ensino aprendizagem, e cabe a todos nós professores adequarmos nossa didática e essas novas ferramentas, visto que, a escola não pode ficar a margem das inovações e avanços tecnológicos ocorrentes no dia-a-dia e no meio social do aluno.

    ResponderExcluir
  15. Essa tecnologia de Inclusão digital nas escolas, vem inovando os métodos usado pelos professores pois trabalhando de forma correta e planejando uma boa aula torna o ambiente prazeroso e dinamizador para aquelas aulas que vinham se tornando monótonas. Cabe aos professores saberem ministrar bem esse recurso porque tanto tem seu lado positivo como também pode causar efeito contrário, muita das vezes o aluno dispersa o professor e entra até em salas de bate papo, cabe ao mesmo orientá-los antes de tal pesquisa, desde que seja bem fundamentada e também fiscalizá-los os mesmos.
    Patricia Tatiana dos Santos Bantim

    ResponderExcluir
  16. O conteúdo dessa opção didática nos dar a oportunidade de adquirir novas formas pedagógicas através do uso do computador. É uma dica que enriquece o desdobramento pedagógico de cada professor, pois, a tecnologia nos fornece novas ferramentas de aprendizagem e aulas inovadoras.

    Mário junior - Tarrafas - CE

    ResponderExcluir