DIAGNÓSTICO NIVEIS DE ESCRITA

Carregando…">NÍVEIS DE ESCRITA

MANOEL DE BARROS

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

OFICINA ALFABETIZAR E LETRAR É CIDADANIA

ATIVIDADE 3 ALUNOS DO I SEGMENTO EJA - CEJA -2016

terça-feira, 21 de junho de 2011

Esboço do Projeto

Espaço reservado para o esboço do Projeto ( Requisito para certificação do curso).

13 comentários:

  1. PROJETO

    TEMA: A chegada e a evolução dos meios Tecnológicos no município de Tarrafas.

    JUSTIFICATIVA: Através do tema apresentado, faz-se necessário
    resgatar a história do desenvolvimento tecnológico na cidade de Tarrafas-CE.

    OBJETIVOS

    GERAL:

    • Conscientizar a população tarrafense da importância e relembrar o marco da chegada de diversas tecnologias.

    ESPECÍFICO:

    • Conhecer e fazer conhecido como foi a chegada e a utilização dos meios tecnológicos;
    • Refletir no desenvolvimento desses meios;
    • Mostrar a cultura do ontem, de como era utilizado esses meios, bem como a carência dos mesmos na população em um passado não muito distante.

    AÇÕES

    • Realizar entrevistas com pessoas de terceira idade desta cidade , as quais vivenciaram o desenvolvimento dos mais variados meios de tecnologia como TV, rádio dentre outros.
    • Expor fotos através de blogs, mostrando a evolução dessas tecnologias.
    • Mostrar o hoje, através de entrevistas e enquetes com jovens sobre a importância dos meios tecnológicos, bem como sua utilização cotidiana.

    CRONOGRAMA

    APLICAÇÃO
    Desenvolvimento do Projeto - 1ª Semana
    Divulgação do Projeto - 2ª Semana
    Edição e publicação do projeto através de blog - 3ª Semana

    Evilânio Freires e equipe.

    ResponderExcluir
  2. TEMA: Educação ontem e hoje no municipio de Tarrafas

    JUSTIFICATIVA
    Nosso municipio vem acompanhando as mudanças educacionais, tanto tecnologicos quanto em conhecimentos psiquicos, e através das politicas públicas de educação o municipio vem aderindo aos programas visando inovar sua qualidade de ensino.

    OBJETIVO GERAL
    Conhecer a evolução do processo de ensino na educação no nossso municipio.

    OBJETIVOS ESPECIFICOS
    Ouvir depoimentos de pessoas relacionadas a educação sitando fatos relacionados a educação anterior;
    Mostrar através de slides o processo de evolução na educação de nosso municipio;
    Relatar as experiencias vividas no processo historico por profissionais da educação do nosso municipio;
    Comparar a educação vivida em tempos passados com a educação vivida hoje;

    METODOLOGIA
    Produção de slides com a pesquisa coletada.
    Visitar as escolas para coletar informações sobre a educação no municipio.
    Desenvolver através de pesquisas e depoimentos como vem acontecendo a mudança da educação de Tarrafas.

    CRONOGRAMA

    JULHO
    4
    5
    6
    7
    8
    11
    12
    13
    14
    15
    ENTREVISTA
    X
    X
    X
    X
    X





    VISITAR ESCOLAS





    X
    X



    MONTAGEM DE SLIDES







    X
    X
    X

    RECURSOS
    Data show
    Painel de fotografias
    Entrevista
    Máquina fotográfica
    Computador



    AVALIAÇÃO
    Realizando reuniões para ver o andamento das ações a serem desenvolvidas.

    EQUIPE:
    Antonia Gizeuda
    Francisco Ernando
    Joana Amélia
    Patricia Tatiana
    Tereza Maria
    Valdenir Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. TEMA: A prática da Educação Ambiental na Escola Ricarte Pedro do Carmo no Município de Tarrafas - CE.

    JUSTIFICATIVA: Educação Ambiental é o ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar a sua conservação e utilização sustentável dos seus recursos.
    Dessa forma faz-se necessário, desenvolver um projeto voltada a prática da educação ambiental, no qual envolva todo o corpo docente e discente da referida escola, cuja finalidade é informar, conscientizar e desenvolver habilidades que venham contribuir na conservação do meio ambiente.

    OBJETIVO GERAL:
    - Possibilitar aos alunos e educadores aquisição de conhecimento sobre a educação ambiental, desenvolvendo habilidades que venham contribuir para resolver problemas e mudanças na prática de valores e atitudes ambientalistas.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
    - Sensibilizar os alunos sobre a importância de mudanças de hábitos para melhorar as condições ambientais;
    - Alertar sobre os problemas que venham ocorrendo devido as ações inadequadas do homem em meio a natureza;
    - Levantar com os alunos os problemas ambientais existentes na comunidade local e possíveis soluções;
    - Desenvolver em conjunto com os alunos, núcleo gestor e comunidade trabalhos que contribua para melhorar o meio ambiente em que vive.

    METODOLOGIA:
    Foram utilizados os seguintes métodos: referencias bibliográficas, internet, aula extra classe, entrevista, palestras, aulas expositivas e coleta seletiva.
    RECURSOS:
    *Videos;
    *Slides;
    *Livros;
    *Retroprojetor;
    *Cartazes.

    AVALIAÇÃO:
    Avaliar as práticas e habilidades desenvolvidas através de um processo continuo e processual.

    EQUIPE: Antonia Ivaniélia, Antonia Deliane, Antonia Clesia, Andréia Prado e Marciana Luiza.
    ESCOLA: E.E.I.F. Ricarte Pedro do Carmo
    CIDADE: Tarrafas - Ce

    ResponderExcluir
  4. Tema: O perfil dos professores ontem e hoje em Tarrafas


    Justificativa
    Tendo em vista as mudanças ocorridas na educação de um modo geral faz-se necessário comparar o perfil dos professores de ontem e hoje procurando observar até que ponto os educando conseguiu acompanhar e se adaptar a tantas mudanças.


    Objetivo geral
    Mostrar as diferenças em relação aos métodos de ensino utilizados pelos os professores.

    Objetivos específicos
    1- Analisar o perfil dos professores em diferentes épocas.
    2- Comparar os recursos utilizados pelos professores de ontem e hoje.
    3- Investigar como se dava o acompanhamento pedagógico anteriormente e atual.


    Ações
    1- Realização e analise de entrevistas.
    2- Comparação dos dados obtidos.


    Cronograma
    1ª semana: Organização dos questionários das entrevistas.
    2ª semana: Realização das entrevistas.
    3ª semana:Analise dos dados obtidos.
    4ª semana: Preparação do material para a apresentação.
    5ª semana: Apresentação


    Recursos
    • Máquina fotográfica;
    • Computador;
    • Retro projetor;
    • Slides;


    Avaliação
    Será feita no decorrer da execução do projeto.


    Equipe:
    Cícero Edissandro dos Passos
    Cicera Janaína da Silva Souza
    Francisca Eliana de Sousa
    Francisco Mário Júnior Matias
    Maria wylla Charle lêu Simião
    Tarrafas-CE

    ResponderExcluir
  5. TEMA:Indisciplina escola Escola Ricarte Pedro do Carmo
    Justificativa
    Optamos em trabalhar esse projeto na escola devido os alunos estarem negligenciando com os seus direito e deveres causando assim transtornos para os mesmos como também para todo o elenco escolar.
    Objetivo geral
    Socializar junto todos os membros que compõe a escola para tentar amenizar a situação de indisciplina escolar ou se possível erradicar de vez.
    Objetivos Específicos
    Conhecer as causas principais que gera a indisciplina escolar.
    Realizar pesquisas sobre a indisciplina na escola
    Identificar junto a direção da escola os alunos que estão gerando a indisciplina na escola.
    Ações
    Palestra com psicólogo
    Apresentação com slide
    Reunião de pais
    Criação de conselho.
    Elaboração de um regimento interno
    cronograma
    1:Palestra com Psicólogo
    2:Apresentação com slide
    3:Reuniões de pais
    4:Criação de conselho

    Recursos-
    microfone,caixa de som,computador,date show,livros didáticos e literários.

    Avaliação processual e continua,a cada atividade realizada.

    EQUIPE:
    José Fernandes
    Maria do Carmo de Matos
    Maria Das Neves oliveira
    Maria Das Neves Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. TEMA
    A informática como elemento pedagógico em sala de aula

    JUSTIFICATIVA

    Tendo em vista a evolução tecnológica, a necessidade intrínseca do ser humano de estar em constante desenvolvimento e percebendo as transformações que estão ocorrendo na sociedade na busca de uma educação que atenda às exigências de um mundo em constante e acelerada evolução, tornar-se cada vez mais necessário integrar educação as tecnologias.
    Tal parceria busca estabelecer um trabalho cooperativo, compartilhando experiências na utilização de ferramentas compatíveis com nossa época, de forma que seja vivenciada uma situação de aprendizagem onde a cooperação em projetos é a via para a construção de conhecimento. Isso envolve a tomada de consciência de que a aprendizagem é um processo contínuo de trocas de experiencias com os outros e com o ambiente de aprendizagem.

    OBJETIVO GERAL

    Promover a inclusão digital na comunidade escolar, utilizando ferramentas para novas metodologias de construção da aprendizagem e interação social.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Usar as TIC's existentes na escola para o desenvolvimento intelectual e profissional da comunidade escolar;

    Promover interatividade entre os diversos segmentos da escola;

    Utilizar os computadores como recursos para aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas, envolvendo os alunos em novas experiências de aprendizagem;

    Promover a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados na escola;

    Integrar a escola num ambiente de produção cientifica virtual;

    Preparar os docentes para a nova realidade educacional.

    AÇÕES

    Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula;

    Incentivo a participação e criação de projetos envolvendo as TIC's;

    Exposição de conteúdos didático-pedagógicos disponíveis na web;

    Orientação do uso consciente dos recursos digitais disponíveis na escola;

    CRONOGRAMA

    JULHO: Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula;
    AGOSTO: Pesquisa dos principais sitios educativos
    AGOSTO: Pesquisas de conteúdos no LEI
    SETEMBRO: Realização de trabalhos utilizando as TIC's
    SETEMBRO: Apresentação de seminários com o uso das TIC's

    AVALIAÇÃO
    A avaliação acontecerá durante toda a execução dos projeto, levando em conta o interesse e a participação de cada um.

    EQUIPE:
    Antonio Freire
    Maria Neide
    José Izoêldo
    Maria Rozineide
    Maria Fernandes

    ResponderExcluir
  8. adorei os temas, e sei que isso ajudará ao desenvolvimento tecnologico do município.


    neto

    ResponderExcluir
  9. Os projetos estão ótimos. Sábado dia 10 estaremos lá para socializar tudo...

    ResponderExcluir
  10. Projeto

    TEMA: O compartilhar das brincadeiras de infância entre a criança e o idoso.

    JUSTIFICATIVA: Diante a falta de conhecimento e prática entre as brincadeiras de ontem e as da atualidades, faz-se necessário resgatar a cultura das brincadeiras do passado e introduzir as atuais, envolvendo as crianças e idosos numa troca mútua de experiência.

    OBJETIVO GERAL: Resgatar e incluir as brincadeiras das infâncias passadas e atuais.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    • Proporcionar momentos de convivência e experiências entre crianças e idosos;
    • Socializar os diversos tipos de brincadeiras das gerações já mencionadas;
    • Desenvolver as diversas habilidades na troca de brincadeiras;
    • Criar brinquedos tradicionais;
    • Possibilitar aos idosos a inclusão dos brinquedos eletrônicos.

    AÇÕES / ATIVIDADES:

    • Convidar quatro idosos a visitar uma turma de terceiro ano da E.E.F.D. Emília Ferreira de Oliveira, para relatar suas brincadeiras de infância dando ênfase as que mais gostavam.
    • Levar quatro crianças ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa para revelar suas brincadeiras preferidas.
    • Formar um grupo interativo entre os idosos e as crianças.
    • Desenvolver no grupo interativo a construção de brinquedos antigos e introduzir as habilidades dos brinquedos modernos.

    METODOLOGIA:

    • Elaboração e entrega de convites;
    • Diálogo;
    • Formação de grupos;
    • Troca de experiências;
    • Confecção de brinquedos;
    • Utilização de sucata;
    • Uso de brinquedos eletrônicos;
    • Brincadeiras diversas.
    • Vivenciar as brincadeiras (criança e idoso).

    CRONOGRAMA

    Terceira semana de junho: elaboração do projeto;
    Quarta semana de junho: elaboração e entrega de convites;
    Primeira semana de julho: visitas e relato de experiências;
    Segunda semana de julho: Encontros do grupo interativo (construção de brinquedos e inclusão a brinquedos eletrônicos.);
    Terceira semana de julho: socialização de experiências;
    Quarta semana de julho: avaliação e finalização do projeto;
    Primeira semana de agosto: apresentação do projeto.

    AVALIAÇÃO

    Acompanhar e avaliar constantemente a atuação e evolução das atividades propostas.

    EQUIPE:

    Antônia Irandir
    Josefa Iraíde
    Lucia Helena
    Vilca Moraes
    Maria de Sousa
    Luzia Palácio

    ResponderExcluir
  11. PROJETO
    TEMA:
    Um estudo de pesquisa sobre Educação Ambiental na EEIEF Francisco Elianúbio de Lacerda.
    Justificativa:
    Diante da necessidade de se pensar em ações voltadas para a proteção do nosso planeta, faz-se necessário um estudo de caso sobre a situação em que se encontra o ambiente para a partir desse realizar um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida de todos.

    OBJETIVO GERAL:
    Desenvolver ações voltadas para a diminuição da poluição do nosso planeta, buscando criar novas de vida para assim reduzir as agressões a todos os seres vivos.
    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    Identificar os maiores responsáveis pela poluição do ambiente.

    Aperfeiçoar os conhecimentos sobre o estudo de educação ambiental na realização do projeto.

    Divulgar para a comunidade escolar todas informações que foram levantadas no processo de pesquisa e construção do projeto.

    METODOLOGIA:
    Através de questionários, pesquisa de campo entrevistas,e fonte de pesquisa que a escola dispõe.


    CRONOGRAMA:

    Elaboração do projeto - 1ª semana
    Apresentação dos questionários - 2ª semana
    Pesq. De campo - 3ª semana
    Resolução dos questionários - 4ª semana
    Revisão do projeto - 5ª semana
    Apresentação do projeto - 6ª semana

    RECURSOS:
    Programas, word, Excel, power paint,documentos, recursos humanos(professores, alunos, pais e comunidade em geral).
    AVALIAÇÃO:
    Processual e contínua ou seja no decorrer do desenvolvimento do projeto até a sua culminância


    EQUIPE:
    Cícero Ferreira de Souza
    Cícera Leidiene Palacio de Oliveira
    Anastácia Rodrigues Brandão
    Geovani Dhenniton de Oliveira
    Francisco Rednê do Carmo

    ResponderExcluir
  12. Amei essa dica de projetos muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Estava precisando de ideias e dicas sobre projetos vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir