TEMA: A chegada e a evolução dos meios Tecnológicos no município de Tarrafas.
JUSTIFICATIVA: Através do tema apresentado, faz-se necessário resgatar a história do desenvolvimento tecnológico na cidade de Tarrafas-CE.
OBJETIVOS
GERAL:
• Conscientizar a população tarrafense da importância e relembrar o marco da chegada de diversas tecnologias.
ESPECÍFICO:
• Conhecer e fazer conhecido como foi a chegada e a utilização dos meios tecnológicos; • Refletir no desenvolvimento desses meios; • Mostrar a cultura do ontem, de como era utilizado esses meios, bem como a carência dos mesmos na população em um passado não muito distante.
AÇÕES
• Realizar entrevistas com pessoas de terceira idade desta cidade , as quais vivenciaram o desenvolvimento dos mais variados meios de tecnologia como TV, rádio dentre outros. • Expor fotos através de blogs, mostrando a evolução dessas tecnologias. • Mostrar o hoje, através de entrevistas e enquetes com jovens sobre a importância dos meios tecnológicos, bem como sua utilização cotidiana.
CRONOGRAMA
APLICAÇÃO Desenvolvimento do Projeto - 1ª Semana Divulgação do Projeto - 2ª Semana Edição e publicação do projeto através de blog - 3ª Semana
TEMA: Educação ontem e hoje no municipio de Tarrafas
JUSTIFICATIVA Nosso municipio vem acompanhando as mudanças educacionais, tanto tecnologicos quanto em conhecimentos psiquicos, e através das politicas públicas de educação o municipio vem aderindo aos programas visando inovar sua qualidade de ensino.
OBJETIVO GERAL Conhecer a evolução do processo de ensino na educação no nossso municipio.
OBJETIVOS ESPECIFICOS Ouvir depoimentos de pessoas relacionadas a educação sitando fatos relacionados a educação anterior; Mostrar através de slides o processo de evolução na educação de nosso municipio; Relatar as experiencias vividas no processo historico por profissionais da educação do nosso municipio; Comparar a educação vivida em tempos passados com a educação vivida hoje;
METODOLOGIA Produção de slides com a pesquisa coletada. Visitar as escolas para coletar informações sobre a educação no municipio. Desenvolver através de pesquisas e depoimentos como vem acontecendo a mudança da educação de Tarrafas.
CRONOGRAMA
JULHO 4 5 6 7 8 11 12 13 14 15 ENTREVISTA X X X X X
VISITAR ESCOLAS
X X
MONTAGEM DE SLIDES
X X X
RECURSOS Data show Painel de fotografias Entrevista Máquina fotográfica Computador
AVALIAÇÃO Realizando reuniões para ver o andamento das ações a serem desenvolvidas.
EQUIPE: Antonia Gizeuda Francisco Ernando Joana Amélia Patricia Tatiana Tereza Maria Valdenir Rodrigues
TEMA: A prática da Educação Ambiental na Escola Ricarte Pedro do Carmo no Município de Tarrafas - CE.
JUSTIFICATIVA: Educação Ambiental é o ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar a sua conservação e utilização sustentável dos seus recursos. Dessa forma faz-se necessário, desenvolver um projeto voltada a prática da educação ambiental, no qual envolva todo o corpo docente e discente da referida escola, cuja finalidade é informar, conscientizar e desenvolver habilidades que venham contribuir na conservação do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL: - Possibilitar aos alunos e educadores aquisição de conhecimento sobre a educação ambiental, desenvolvendo habilidades que venham contribuir para resolver problemas e mudanças na prática de valores e atitudes ambientalistas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS : - Sensibilizar os alunos sobre a importância de mudanças de hábitos para melhorar as condições ambientais; - Alertar sobre os problemas que venham ocorrendo devido as ações inadequadas do homem em meio a natureza; - Levantar com os alunos os problemas ambientais existentes na comunidade local e possíveis soluções; - Desenvolver em conjunto com os alunos, núcleo gestor e comunidade trabalhos que contribua para melhorar o meio ambiente em que vive.
METODOLOGIA: Foram utilizados os seguintes métodos: referencias bibliográficas, internet, aula extra classe, entrevista, palestras, aulas expositivas e coleta seletiva. RECURSOS: *Videos; *Slides; *Livros; *Retroprojetor; *Cartazes.
AVALIAÇÃO: Avaliar as práticas e habilidades desenvolvidas através de um processo continuo e processual.
EQUIPE: Antonia Ivaniélia, Antonia Deliane, Antonia Clesia, Andréia Prado e Marciana Luiza. ESCOLA: E.E.I.F. Ricarte Pedro do Carmo CIDADE: Tarrafas - Ce
Tema: O perfil dos professores ontem e hoje em Tarrafas
Justificativa Tendo em vista as mudanças ocorridas na educação de um modo geral faz-se necessário comparar o perfil dos professores de ontem e hoje procurando observar até que ponto os educando conseguiu acompanhar e se adaptar a tantas mudanças.
Objetivo geral Mostrar as diferenças em relação aos métodos de ensino utilizados pelos os professores.
Objetivos específicos 1- Analisar o perfil dos professores em diferentes épocas. 2- Comparar os recursos utilizados pelos professores de ontem e hoje. 3- Investigar como se dava o acompanhamento pedagógico anteriormente e atual.
Ações 1- Realização e analise de entrevistas. 2- Comparação dos dados obtidos.
Cronograma 1ª semana: Organização dos questionários das entrevistas. 2ª semana: Realização das entrevistas. 3ª semana:Analise dos dados obtidos. 4ª semana: Preparação do material para a apresentação. 5ª semana: Apresentação
Avaliação Será feita no decorrer da execução do projeto.
Equipe: Cícero Edissandro dos Passos Cicera Janaína da Silva Souza Francisca Eliana de Sousa Francisco Mário Júnior Matias Maria wylla Charle lêu Simião Tarrafas-CE
TEMA:Indisciplina escola Escola Ricarte Pedro do Carmo Justificativa Optamos em trabalhar esse projeto na escola devido os alunos estarem negligenciando com os seus direito e deveres causando assim transtornos para os mesmos como também para todo o elenco escolar. Objetivo geral Socializar junto todos os membros que compõe a escola para tentar amenizar a situação de indisciplina escolar ou se possível erradicar de vez. Objetivos Específicos Conhecer as causas principais que gera a indisciplina escolar. Realizar pesquisas sobre a indisciplina na escola Identificar junto a direção da escola os alunos que estão gerando a indisciplina na escola. Ações Palestra com psicólogo Apresentação com slide Reunião de pais Criação de conselho. Elaboração de um regimento interno cronograma 1:Palestra com Psicólogo 2:Apresentação com slide 3:Reuniões de pais 4:Criação de conselho
Recursos- microfone,caixa de som,computador,date show,livros didáticos e literários.
Avaliação processual e continua,a cada atividade realizada.
EQUIPE: José Fernandes Maria do Carmo de Matos Maria Das Neves oliveira Maria Das Neves Ferreira
TEMA A informática como elemento pedagógico em sala de aula
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a evolução tecnológica, a necessidade intrínseca do ser humano de estar em constante desenvolvimento e percebendo as transformações que estão ocorrendo na sociedade na busca de uma educação que atenda às exigências de um mundo em constante e acelerada evolução, tornar-se cada vez mais necessário integrar educação as tecnologias. Tal parceria busca estabelecer um trabalho cooperativo, compartilhando experiências na utilização de ferramentas compatíveis com nossa época, de forma que seja vivenciada uma situação de aprendizagem onde a cooperação em projetos é a via para a construção de conhecimento. Isso envolve a tomada de consciência de que a aprendizagem é um processo contínuo de trocas de experiencias com os outros e com o ambiente de aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão digital na comunidade escolar, utilizando ferramentas para novas metodologias de construção da aprendizagem e interação social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Usar as TIC's existentes na escola para o desenvolvimento intelectual e profissional da comunidade escolar;
Promover interatividade entre os diversos segmentos da escola;
Utilizar os computadores como recursos para aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas, envolvendo os alunos em novas experiências de aprendizagem;
Promover a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados na escola;
Integrar a escola num ambiente de produção cientifica virtual;
Preparar os docentes para a nova realidade educacional.
AÇÕES
Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula;
Incentivo a participação e criação de projetos envolvendo as TIC's;
Exposição de conteúdos didático-pedagógicos disponíveis na web;
Orientação do uso consciente dos recursos digitais disponíveis na escola;
CRONOGRAMA
JULHO: Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula; AGOSTO: Pesquisa dos principais sitios educativos AGOSTO: Pesquisas de conteúdos no LEI SETEMBRO: Realização de trabalhos utilizando as TIC's SETEMBRO: Apresentação de seminários com o uso das TIC's
AVALIAÇÃO A avaliação acontecerá durante toda a execução dos projeto, levando em conta o interesse e a participação de cada um.
EQUIPE: Antonio Freire Maria Neide José Izoêldo Maria Rozineide Maria Fernandes
TEMA: O compartilhar das brincadeiras de infância entre a criança e o idoso.
JUSTIFICATIVA: Diante a falta de conhecimento e prática entre as brincadeiras de ontem e as da atualidades, faz-se necessário resgatar a cultura das brincadeiras do passado e introduzir as atuais, envolvendo as crianças e idosos numa troca mútua de experiência.
OBJETIVO GERAL: Resgatar e incluir as brincadeiras das infâncias passadas e atuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar momentos de convivência e experiências entre crianças e idosos; • Socializar os diversos tipos de brincadeiras das gerações já mencionadas; • Desenvolver as diversas habilidades na troca de brincadeiras; • Criar brinquedos tradicionais; • Possibilitar aos idosos a inclusão dos brinquedos eletrônicos.
AÇÕES / ATIVIDADES:
• Convidar quatro idosos a visitar uma turma de terceiro ano da E.E.F.D. Emília Ferreira de Oliveira, para relatar suas brincadeiras de infância dando ênfase as que mais gostavam. • Levar quatro crianças ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa para revelar suas brincadeiras preferidas. • Formar um grupo interativo entre os idosos e as crianças. • Desenvolver no grupo interativo a construção de brinquedos antigos e introduzir as habilidades dos brinquedos modernos.
METODOLOGIA:
• Elaboração e entrega de convites; • Diálogo; • Formação de grupos; • Troca de experiências; • Confecção de brinquedos; • Utilização de sucata; • Uso de brinquedos eletrônicos; • Brincadeiras diversas. • Vivenciar as brincadeiras (criança e idoso).
CRONOGRAMA
Terceira semana de junho: elaboração do projeto; Quarta semana de junho: elaboração e entrega de convites; Primeira semana de julho: visitas e relato de experiências; Segunda semana de julho: Encontros do grupo interativo (construção de brinquedos e inclusão a brinquedos eletrônicos.); Terceira semana de julho: socialização de experiências; Quarta semana de julho: avaliação e finalização do projeto; Primeira semana de agosto: apresentação do projeto.
AVALIAÇÃO
Acompanhar e avaliar constantemente a atuação e evolução das atividades propostas.
EQUIPE:
Antônia Irandir Josefa Iraíde Lucia Helena Vilca Moraes Maria de Sousa Luzia Palácio
PROJETO TEMA: Um estudo de pesquisa sobre Educação Ambiental na EEIEF Francisco Elianúbio de Lacerda. Justificativa: Diante da necessidade de se pensar em ações voltadas para a proteção do nosso planeta, faz-se necessário um estudo de caso sobre a situação em que se encontra o ambiente para a partir desse realizar um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida de todos.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver ações voltadas para a diminuição da poluição do nosso planeta, buscando criar novas de vida para assim reduzir as agressões a todos os seres vivos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar os maiores responsáveis pela poluição do ambiente.
Aperfeiçoar os conhecimentos sobre o estudo de educação ambiental na realização do projeto.
Divulgar para a comunidade escolar todas informações que foram levantadas no processo de pesquisa e construção do projeto.
METODOLOGIA: Através de questionários, pesquisa de campo entrevistas,e fonte de pesquisa que a escola dispõe.
CRONOGRAMA:
Elaboração do projeto - 1ª semana Apresentação dos questionários - 2ª semana Pesq. De campo - 3ª semana Resolução dos questionários - 4ª semana Revisão do projeto - 5ª semana Apresentação do projeto - 6ª semana
RECURSOS: Programas, word, Excel, power paint,documentos, recursos humanos(professores, alunos, pais e comunidade em geral). AVALIAÇÃO: Processual e contínua ou seja no decorrer do desenvolvimento do projeto até a sua culminância
EQUIPE: Cícero Ferreira de Souza Cícera Leidiene Palacio de Oliveira Anastácia Rodrigues Brandão Geovani Dhenniton de Oliveira Francisco Rednê do Carmo
PROJETO
ResponderExcluirTEMA: A chegada e a evolução dos meios Tecnológicos no município de Tarrafas.
JUSTIFICATIVA: Através do tema apresentado, faz-se necessário
resgatar a história do desenvolvimento tecnológico na cidade de Tarrafas-CE.
OBJETIVOS
GERAL:
• Conscientizar a população tarrafense da importância e relembrar o marco da chegada de diversas tecnologias.
ESPECÍFICO:
• Conhecer e fazer conhecido como foi a chegada e a utilização dos meios tecnológicos;
• Refletir no desenvolvimento desses meios;
• Mostrar a cultura do ontem, de como era utilizado esses meios, bem como a carência dos mesmos na população em um passado não muito distante.
AÇÕES
• Realizar entrevistas com pessoas de terceira idade desta cidade , as quais vivenciaram o desenvolvimento dos mais variados meios de tecnologia como TV, rádio dentre outros.
• Expor fotos através de blogs, mostrando a evolução dessas tecnologias.
• Mostrar o hoje, através de entrevistas e enquetes com jovens sobre a importância dos meios tecnológicos, bem como sua utilização cotidiana.
CRONOGRAMA
APLICAÇÃO
Desenvolvimento do Projeto - 1ª Semana
Divulgação do Projeto - 2ª Semana
Edição e publicação do projeto através de blog - 3ª Semana
Evilânio Freires e equipe.
TEMA: Educação ontem e hoje no municipio de Tarrafas
ResponderExcluirJUSTIFICATIVA
Nosso municipio vem acompanhando as mudanças educacionais, tanto tecnologicos quanto em conhecimentos psiquicos, e através das politicas públicas de educação o municipio vem aderindo aos programas visando inovar sua qualidade de ensino.
OBJETIVO GERAL
Conhecer a evolução do processo de ensino na educação no nossso municipio.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Ouvir depoimentos de pessoas relacionadas a educação sitando fatos relacionados a educação anterior;
Mostrar através de slides o processo de evolução na educação de nosso municipio;
Relatar as experiencias vividas no processo historico por profissionais da educação do nosso municipio;
Comparar a educação vivida em tempos passados com a educação vivida hoje;
METODOLOGIA
Produção de slides com a pesquisa coletada.
Visitar as escolas para coletar informações sobre a educação no municipio.
Desenvolver através de pesquisas e depoimentos como vem acontecendo a mudança da educação de Tarrafas.
CRONOGRAMA
JULHO
4
5
6
7
8
11
12
13
14
15
ENTREVISTA
X
X
X
X
X
VISITAR ESCOLAS
X
X
MONTAGEM DE SLIDES
X
X
X
RECURSOS
Data show
Painel de fotografias
Entrevista
Máquina fotográfica
Computador
AVALIAÇÃO
Realizando reuniões para ver o andamento das ações a serem desenvolvidas.
EQUIPE:
Antonia Gizeuda
Francisco Ernando
Joana Amélia
Patricia Tatiana
Tereza Maria
Valdenir Rodrigues
TEMA: A prática da Educação Ambiental na Escola Ricarte Pedro do Carmo no Município de Tarrafas - CE.
ResponderExcluirJUSTIFICATIVA: Educação Ambiental é o ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar a sua conservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Dessa forma faz-se necessário, desenvolver um projeto voltada a prática da educação ambiental, no qual envolva todo o corpo docente e discente da referida escola, cuja finalidade é informar, conscientizar e desenvolver habilidades que venham contribuir na conservação do meio ambiente.
OBJETIVO GERAL:
- Possibilitar aos alunos e educadores aquisição de conhecimento sobre a educação ambiental, desenvolvendo habilidades que venham contribuir para resolver problemas e mudanças na prática de valores e atitudes ambientalistas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
- Sensibilizar os alunos sobre a importância de mudanças de hábitos para melhorar as condições ambientais;
- Alertar sobre os problemas que venham ocorrendo devido as ações inadequadas do homem em meio a natureza;
- Levantar com os alunos os problemas ambientais existentes na comunidade local e possíveis soluções;
- Desenvolver em conjunto com os alunos, núcleo gestor e comunidade trabalhos que contribua para melhorar o meio ambiente em que vive.
METODOLOGIA:
Foram utilizados os seguintes métodos: referencias bibliográficas, internet, aula extra classe, entrevista, palestras, aulas expositivas e coleta seletiva.
RECURSOS:
*Videos;
*Slides;
*Livros;
*Retroprojetor;
*Cartazes.
AVALIAÇÃO:
Avaliar as práticas e habilidades desenvolvidas através de um processo continuo e processual.
EQUIPE: Antonia Ivaniélia, Antonia Deliane, Antonia Clesia, Andréia Prado e Marciana Luiza.
ESCOLA: E.E.I.F. Ricarte Pedro do Carmo
CIDADE: Tarrafas - Ce
Tema: O perfil dos professores ontem e hoje em Tarrafas
ResponderExcluirJustificativa
Tendo em vista as mudanças ocorridas na educação de um modo geral faz-se necessário comparar o perfil dos professores de ontem e hoje procurando observar até que ponto os educando conseguiu acompanhar e se adaptar a tantas mudanças.
Objetivo geral
Mostrar as diferenças em relação aos métodos de ensino utilizados pelos os professores.
Objetivos específicos
1- Analisar o perfil dos professores em diferentes épocas.
2- Comparar os recursos utilizados pelos professores de ontem e hoje.
3- Investigar como se dava o acompanhamento pedagógico anteriormente e atual.
Ações
1- Realização e analise de entrevistas.
2- Comparação dos dados obtidos.
Cronograma
1ª semana: Organização dos questionários das entrevistas.
2ª semana: Realização das entrevistas.
3ª semana:Analise dos dados obtidos.
4ª semana: Preparação do material para a apresentação.
5ª semana: Apresentação
Recursos
• Máquina fotográfica;
• Computador;
• Retro projetor;
• Slides;
Avaliação
Será feita no decorrer da execução do projeto.
Equipe:
Cícero Edissandro dos Passos
Cicera Janaína da Silva Souza
Francisca Eliana de Sousa
Francisco Mário Júnior Matias
Maria wylla Charle lêu Simião
Tarrafas-CE
TEMA:Indisciplina escola Escola Ricarte Pedro do Carmo
ResponderExcluirJustificativa
Optamos em trabalhar esse projeto na escola devido os alunos estarem negligenciando com os seus direito e deveres causando assim transtornos para os mesmos como também para todo o elenco escolar.
Objetivo geral
Socializar junto todos os membros que compõe a escola para tentar amenizar a situação de indisciplina escolar ou se possível erradicar de vez.
Objetivos Específicos
Conhecer as causas principais que gera a indisciplina escolar.
Realizar pesquisas sobre a indisciplina na escola
Identificar junto a direção da escola os alunos que estão gerando a indisciplina na escola.
Ações
Palestra com psicólogo
Apresentação com slide
Reunião de pais
Criação de conselho.
Elaboração de um regimento interno
cronograma
1:Palestra com Psicólogo
2:Apresentação com slide
3:Reuniões de pais
4:Criação de conselho
Recursos-
microfone,caixa de som,computador,date show,livros didáticos e literários.
Avaliação processual e continua,a cada atividade realizada.
EQUIPE:
José Fernandes
Maria do Carmo de Matos
Maria Das Neves oliveira
Maria Das Neves Ferreira
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ResponderExcluirTEMA
ResponderExcluirA informática como elemento pedagógico em sala de aula
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a evolução tecnológica, a necessidade intrínseca do ser humano de estar em constante desenvolvimento e percebendo as transformações que estão ocorrendo na sociedade na busca de uma educação que atenda às exigências de um mundo em constante e acelerada evolução, tornar-se cada vez mais necessário integrar educação as tecnologias.
Tal parceria busca estabelecer um trabalho cooperativo, compartilhando experiências na utilização de ferramentas compatíveis com nossa época, de forma que seja vivenciada uma situação de aprendizagem onde a cooperação em projetos é a via para a construção de conhecimento. Isso envolve a tomada de consciência de que a aprendizagem é um processo contínuo de trocas de experiencias com os outros e com o ambiente de aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão digital na comunidade escolar, utilizando ferramentas para novas metodologias de construção da aprendizagem e interação social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Usar as TIC's existentes na escola para o desenvolvimento intelectual e profissional da comunidade escolar;
Promover interatividade entre os diversos segmentos da escola;
Utilizar os computadores como recursos para aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas, envolvendo os alunos em novas experiências de aprendizagem;
Promover a interdisciplinaridade dos conteúdos trabalhados na escola;
Integrar a escola num ambiente de produção cientifica virtual;
Preparar os docentes para a nova realidade educacional.
AÇÕES
Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula;
Incentivo a participação e criação de projetos envolvendo as TIC's;
Exposição de conteúdos didático-pedagógicos disponíveis na web;
Orientação do uso consciente dos recursos digitais disponíveis na escola;
CRONOGRAMA
JULHO: Realização de oficinas contemplando todos os membro escolares a respeito da tecnologia educacional em sala de aula;
AGOSTO: Pesquisa dos principais sitios educativos
AGOSTO: Pesquisas de conteúdos no LEI
SETEMBRO: Realização de trabalhos utilizando as TIC's
SETEMBRO: Apresentação de seminários com o uso das TIC's
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante toda a execução dos projeto, levando em conta o interesse e a participação de cada um.
EQUIPE:
Antonio Freire
Maria Neide
José Izoêldo
Maria Rozineide
Maria Fernandes
adorei os temas, e sei que isso ajudará ao desenvolvimento tecnologico do município.
ResponderExcluirneto
Os projetos estão ótimos. Sábado dia 10 estaremos lá para socializar tudo...
ResponderExcluirProjeto
ResponderExcluirTEMA: O compartilhar das brincadeiras de infância entre a criança e o idoso.
JUSTIFICATIVA: Diante a falta de conhecimento e prática entre as brincadeiras de ontem e as da atualidades, faz-se necessário resgatar a cultura das brincadeiras do passado e introduzir as atuais, envolvendo as crianças e idosos numa troca mútua de experiência.
OBJETIVO GERAL: Resgatar e incluir as brincadeiras das infâncias passadas e atuais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Proporcionar momentos de convivência e experiências entre crianças e idosos;
• Socializar os diversos tipos de brincadeiras das gerações já mencionadas;
• Desenvolver as diversas habilidades na troca de brincadeiras;
• Criar brinquedos tradicionais;
• Possibilitar aos idosos a inclusão dos brinquedos eletrônicos.
AÇÕES / ATIVIDADES:
• Convidar quatro idosos a visitar uma turma de terceiro ano da E.E.F.D. Emília Ferreira de Oliveira, para relatar suas brincadeiras de infância dando ênfase as que mais gostavam.
• Levar quatro crianças ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa para revelar suas brincadeiras preferidas.
• Formar um grupo interativo entre os idosos e as crianças.
• Desenvolver no grupo interativo a construção de brinquedos antigos e introduzir as habilidades dos brinquedos modernos.
METODOLOGIA:
• Elaboração e entrega de convites;
• Diálogo;
• Formação de grupos;
• Troca de experiências;
• Confecção de brinquedos;
• Utilização de sucata;
• Uso de brinquedos eletrônicos;
• Brincadeiras diversas.
• Vivenciar as brincadeiras (criança e idoso).
CRONOGRAMA
Terceira semana de junho: elaboração do projeto;
Quarta semana de junho: elaboração e entrega de convites;
Primeira semana de julho: visitas e relato de experiências;
Segunda semana de julho: Encontros do grupo interativo (construção de brinquedos e inclusão a brinquedos eletrônicos.);
Terceira semana de julho: socialização de experiências;
Quarta semana de julho: avaliação e finalização do projeto;
Primeira semana de agosto: apresentação do projeto.
AVALIAÇÃO
Acompanhar e avaliar constantemente a atuação e evolução das atividades propostas.
EQUIPE:
Antônia Irandir
Josefa Iraíde
Lucia Helena
Vilca Moraes
Maria de Sousa
Luzia Palácio
PROJETO
ResponderExcluirTEMA:
Um estudo de pesquisa sobre Educação Ambiental na EEIEF Francisco Elianúbio de Lacerda.
Justificativa:
Diante da necessidade de se pensar em ações voltadas para a proteção do nosso planeta, faz-se necessário um estudo de caso sobre a situação em que se encontra o ambiente para a partir desse realizar um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de vida de todos.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver ações voltadas para a diminuição da poluição do nosso planeta, buscando criar novas de vida para assim reduzir as agressões a todos os seres vivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar os maiores responsáveis pela poluição do ambiente.
Aperfeiçoar os conhecimentos sobre o estudo de educação ambiental na realização do projeto.
Divulgar para a comunidade escolar todas informações que foram levantadas no processo de pesquisa e construção do projeto.
METODOLOGIA:
Através de questionários, pesquisa de campo entrevistas,e fonte de pesquisa que a escola dispõe.
CRONOGRAMA:
Elaboração do projeto - 1ª semana
Apresentação dos questionários - 2ª semana
Pesq. De campo - 3ª semana
Resolução dos questionários - 4ª semana
Revisão do projeto - 5ª semana
Apresentação do projeto - 6ª semana
RECURSOS:
Programas, word, Excel, power paint,documentos, recursos humanos(professores, alunos, pais e comunidade em geral).
AVALIAÇÃO:
Processual e contínua ou seja no decorrer do desenvolvimento do projeto até a sua culminância
EQUIPE:
Cícero Ferreira de Souza
Cícera Leidiene Palacio de Oliveira
Anastácia Rodrigues Brandão
Geovani Dhenniton de Oliveira
Francisco Rednê do Carmo
Amei essa dica de projetos muito obrigada!
ResponderExcluirEstava precisando de ideias e dicas sobre projetos vai me ajudar muito.
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